77,1% dos palmenses consideram o cartão de crédito como principal dívida

Postado em: 29/05/2019
divulgação

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de abril, 77,1% dos palmenses entrevistados consideram o cartão de crédito como principal conta mensal. Ocupante do primeiro lugar no ranking de dívidas na capital tocantinense há anos, o cartão deverá ser usado com mais atenção nos próximos meses.

Isso porque, recentemente, os bancos liberaram a função crediário nos cartões de crédito, que permite o aumento no número de parcelas das compras, porém com juros. “E, como todo mundo sabe, os juros dos cartões de créditos são altíssimos. É preciso ficar atento para não prejudicar o orçamento, já que quanto mais parcelas, mais juros”, explica a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.

O alongamento das parcelas pode chegar a 36 meses, dependendo do banco, e as taxas de juros variam entre 0,99% e 3,99% de acordo com o número de parcelas e o perfil de crédito do consumidor. “O consumidor deve ficar atento ao pagamento em dia dessas contas, pois caso não consiga honrar as prestações, a dívida vai para o rotativo, encarecendo os custos”, explica a assessora, destacando que cerca de 25% dos brasileiros já entrou nessa modalidade de empréstimo, que é uma das mais caras do mercado.

Porém, o lado positivo dessa mudança é que o tempo para o lojista receber o pagamento das compras no crédito diminuiu, caindo de 30 dias para até 5 dias. Além disso, o risco da operação fica agora com o banco emissor do cartão, e não mais com o comércio.

Ranking de dívidas

Além do cartão de crédito, as principais dívidas dos palmenses que respondem à PEIC são: financiamento de carros (23,8%), carnês de lojas (21,1%), financiamento imobiliário (17%), crédito consignado (6,2%), cheque especial (5,2%), entre outras. A pesquisa é realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) realiza, em parceria com a Fecomércio Tocantins, e está disponível na íntegra para download em: https://bit.ly/2PSuJ1u.

(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)