Expectativa de consumo para o Natal cai em Palmas e Araguaína, Gurupi revela aumento

Postado em: 15/12/2014

Por meio de um estudo comparativo executado pelo Instituto Fecomércio e Universidade Federal do Tocantins (UFT), feito através do cruzamento de dados das pesquisas “Expectativa de Vendas – Natal” realizadas nos anos de 2013 e 2014, as cidades de Palmas e Araguaína obtiveram queda este ano na intenção de consumo para essa data comemorativa. Já Gurupi registrou um crescimento. O comparativo avaliou diversos fatores, como média do valor gasto, local escolhido para compras e forma de pagamento.

Em Palmas a intenção de consumo caiu 16.8% quando comparado com o ano passado. Os dados revelam ainda que a média gasta com presentes também obteve um declínio neste ano, em 2013, a maioria disse que iria gastar entre R$ 250,01 a R$ 400,00. Em 2014, a média citada pelos entrevistados ficou em R$150,01 a R$ 250,00.

Mas uma boa notícia para os empresários de lojas localizadas nas principais ruas da cidade é que este ano, o comércio de rua teve um aumento de 16,9% perante os entrevistados quando foram questionados sobre quais os lugares preferidos para as compras de Natal. Os shoppings tiveram uma redução de 9,4%. O uso do cartão de crédito também caiu. Comparando com o ano passado, esta forma de pagamento teve uma queda de 5,2%, mas continua ocupando o segundo lugar como mais usual. O dinheiro em espécie esteve no primeiro lugar nos dois anos, mas nesse ano houve um aumento de 12,6% das pessoas que preferem utilizar este meio.

Na cidade de Araguaína, a intenção de consumo comparada a 2013 caiu cerca de 12%. Os camelôs e a internet tiveram um aumento no percentual de pessoas que afirmaram preferir estes meios para as compras em 2014, em contrapartida o comércio de rua teve um declínio de 13%. A média para a compra de presentes também caiu, em 2013 a média ficou entre R$ 250,00 a 400,00 e em 2014, entre R$ 50,01 a 100,00. A forma de pagamento mais usual continuou sendo o dinheiro em espécie, mas o cartão de crédito aumentou cerca de 12%, e a utilização de cartão da própria loja subiu de 1,6% para 10,4%.

Com um cenário mais positivo, Gurupi foi a única cidade que registrou um aumento neste ano. O crescimento foi de 4% no índice total. Assim como Araguaína, a procura pelo comércio de rua diminuiu e as compras em camelôs e a Internet subiram. O valor médio gasto com as compras de Natal por outro lado também tiveram queda, no ano passado, o valor variou em R$ 100,01 a 150,00, já este ano, a média ficou em R$ 50,01 a 100,00. Na capital da amizade, o dinheiro é a forma de pagamento mais utilizada em ambos os anos, com destaque para o crescimento de 20,8% no uso do cartão de débito. 

(Camila Takahashi – Ascom Instituto Fecomércio Tocantins)