Queda das vendas no Natal 2014. Foi o que apontou a pesquisa de sondagem de vendas referente ao período natalino, tanto em Palmas, quanto em Gurupi. Na Capital, 48% dos empresários apontaram queda com relação às vendas no mesmo período de 2013. Em Gurupi, o porcentual foi de 37,3%. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT) e teve o objetivo de conhecer o perfil de vendas do comércio de Palmas e de Gurupi.
Do total de entrevistados em Palmas, além dos 48% que apontaram decréscimo, 29% dos empresários disseram ter tido aumento e apenas 23% responderam que o número de vendas foi igual ao de 2013. Sobre a queda, a maioria dos empresários (56%) em média registraram queda de até 10% em seu volume de vendas.
Segundo a pesquisa, o uso do cartão de crédito foi a forma de pagamento mais utilizada, respondendo por 39% dos entrevistados. O pagamento em dinheiro obteve 29%. A utilização do cartão de crédito ficou em 23%. Crediário em 5% e cartão da loja em 3%.
Ainda na Capital, o perfil dos entrevistados foi composto de proprietário, gerente e outros. Os tipos de comércio sondados foram: de rua, shoppings, camelôs e supermercados. Os segmentos comerciais ouvidos foram: vestuários, eletrônicos, joias e assemelhados, móveis e eletrodomésticos, calçados, celulares, brinquedos, materiais de construção e informática. Micro, pequena, médio e grande foi o porte das empresas ouvidas.
Gurupi
Dos comerciantes gurupienses, 35,3% confirmaram aumento nas vendas e 19,6% disseram que as vendas foram iguais às do ano retrasado. Com relação ao estoque, os empresários de Gurupi apontaram em grande parte (45,1%) que estava maior do que em 2013.
Na Capital da Amizade, a forma de pagamento mais utilizada também foi o cartão de crédito, com 37,3%. O uso do crediário ficou em 20%. O pagamento à vista, ou seja, em espécie, registrou 18,7%. Já o cartão de crédito respondeu por 17,3% e cartão da loja em 1,3%. Nesse quesito, vale destacar que 4,0% não responderam.
O perfil dos entrevistados também foi composto de gerente, proprietário e outros. Os tipos de comércio avaliados foram de rua, camelô, supermercado e feira. Vestuário, calçados e complementos, móveis e eletrodomésticos, joias e assemelhados, brinquedos, informática e eletrônicos foram os segmentos comerciais analisados. E o porte das empresas participantes foi o mesmo da Capital.
(Ronaldo Coelho – Ascom Instituto Fecomércio Tocantins)