Sondagem apresenta estagnação nas vendas de Páscoa na Capital

Postado em: 24/04/2015

Conhecer o perfil da comercialização de Palmas no período da Páscoa. Esse foi o objetivo da pesquisa realizada na Capital pelo Instituto Fecomércio Tocantins em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Dos entrevistados, 40% afirmaram que suas vendas foram iguais às do ano passado, e entre os que tiveram aumento e os que obtiveram redução nas vendas, houve um empate de 30%.


As empresas que tiveram suas vendas aumentadas ficaram em 46,7% sendo que o quantitativo desse aumento ficou entre 6% e 10%. Outra coincidência da pesquisa foi quanto ao número de empresas que apontaram redução nas vendas com relação ao mesmo período do ano passado: 46,7% acusaram um recuo de vendas superior a 20%.


Conforme previsão de expectativa de vendas realizada pelas mesmas duas instituições em pesquisa anterior, o valor médio gasto na compra de presentes foi de R$ 50 reais, respondendo por 60% dos entrevistados.


A forma de pagamento mais utilizada pelos consumidores na Páscoa foi dinheiro em espécie, confirmada com 46% dos entrevistados. A maioria, ou seja, 60% afirmaram que não realizaram qualquer tipo de promoção no período. E entre aqueles que o fizeram, 42,1% disseram que adotaram apenas descontos especiais sobre o valor final do produto. Indagados sobre o investimento na realização de ação publicitária no período, 80% responderam negativamente. No estoque, 40% avaliaram como maior em relação ao ano passado.


Com relação ao tipo de comércio preferido para as compras, supermercado respondeu por 82% dos entrevistados, com 8% ficaram outros, comércio de rua com 6% e shopping com 4%.


Sobre a pesquisa


A pesquisa teve como objetivo levantar o consumo na Páscoa celebrada no último dia cinco de abril. Na Capital, foram analisadas 50 empresas comerciais e prestadoras de serviço que comercializaram no período pascal os produtos que atendessem aos desejos da comunidade palmense, desejos esses identificados anteriormente em outra pesquisa de expectativa de consumo. Dentre os produtos comercializados, constaram: cesta de chocolate, caixa de bombons, ovo com brinquedo no seu interior, barra de chocolate, chocolate caseiro e ovo com chocolate diet, entre outros.


(Ronaldo Coelho – Ascom Fecomércio Tocantins)