Não é só o Dia dos Namorados que pode aquecer o varejo em junho. As festas juninas são a oportunidade de manter as vendas em alta durante todo o mês. Com pequenas ações, os comerciantes podem atrair os consumidores e gerar receita.
“Organizar um mix de produtos típicos das festividades e deixar à vista do consumidor é uma dica básica, mas que produz resultado positivo. Isso significa trazer um pouco do clima festivo para a loja e proporcionar aconchego, remetendo a uma memória afetiva”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni. Esse mix pode ser composto tanto por alimentos à base de milho, bolos, queijos, paçoca e até descartáveis.
Para tornar este período produtivo para o comércio, o empresário precisa organizar o estoque a partir dos itens que tem mais saída. “Além disso, é essencial divulgar e decorar a vitrine, para que o consumidor saiba o que vai encontrar no interior da loja”, detalha a assessora econômica da Fecomércio, Fabiane Cappellesso.
Outra informação interessante é que o empresário pode se basear nas pesquisas realizadas pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Fecomércio Tocantins, para entender o que o público deseja. Uma delas é a de Intenção de Consumo das Famílias, que mostra um cenário de expectativa de compras para o mês.
Abaixo, segue lista de sugestões do que oferecer ao consumidor na área de vendas e/ou estacionamento das lojas, independente do segmento:
• Sanfoneiros tocando forró pé de serra
• Distribuição de pipoca
• Brincadeiras (argolas e pescaria)
• Caracterização do matuto (pintura no rosto)
• Promoções e degustações de produtos (não só de típicos)
• Reforçar itens básicos como molhos, leite condensado, leite de coco, etc.
• Abrir bom espaço para espigas de milho e coco
• Ações para atrair as quituteiras profissionais