A maior parte dos casais de Palmas optou por pagar à vista os presentes do Dia dos Namorados deste ano. Durante pesquisa de Sondagem de Vendas, 42% dos empresários apontaram que as compras foram pagas em dinheiro, sendo este número 4% maior que o resultado de 2016. Os dados foram apurados pelo Instituto Fecomércio Tocantins.
A pesquisa revelou, ainda, que 30% dos consumidores preferiram pagar as compras com cartão de crédito e 11% no crediário. Entre os que parcelaram o pagamento, 57,9% optaram por dividir entre 4 e 6 vezes. Sobre os valores gastos por compra, 24% dos entrevistados afirmaram que o ticket médio ficou entre R$ 50 e R$ 100.
Cresceu também o total de comerciantes que sentiram aumento nas vendas nesta data comemorativa: 26% em 2017 contra 5% do ano passado, e mais da metade dos entrevistados apontaram que este acréscimo foi de até 5%. “Podemos perceber dois pontos importantes nesta pesquisa: os palmenses estão comprando mais, porém estão mais cautelosos, pois além de gastar menos preferiram não tornar as compras em dívidas longas”, explica o presidente do Sistema Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni.
Raio-x do Dia dos Namorados
A pesquisa Sondagem de Vendas faz um diagnóstico do movimento do comércio em cada data comemorativa. Para o consumo do Dia dos Namorados 2017, foram entrevistados representantes de 100 empresas palmenses. Deste total, 57% perceberam baixa frequência na pesquisa de preço, cerca de 60% realizou promoções, 73,7% ofereceram descontos especiais, 60% não investiram em publicidade, 51% percebeu estoque igual ao do ano passado e 96% não contrataram colaboradores temporários.
(Ana Caroline Ribeiro – Ascom Fecomércio Tocantins)