É comum fazer pesquisas e avaliar a melhor relação custo-benefício antes das compras, já que alguns fatores influenciam no momento da aquisição dos produtos. E, pelo menos para o Dia das Crianças, os consumidores de Palmas, Araguaína e Gurupi já revelaram o que mais pesa antes de fechar negócio: promoções e descontos no preço.
A pesquisa Expectativa de Consumo, apurada pelo Instituto Fecomércio Tocantins, mostrou que 40,4% dos palmenses e 23,2% dos araguainenses vão buscar promoções, já em Gurupi, o foco de 33,5% dos entrevistados será o desconto.
A pesquisa contempla nove itens decisivos, além dos que já foram apresentados: forma de pagamento, variedade, atendimento, benefícios (sorteios, brindes, prêmios), propaganda, localização e outros. “Esse resultado mostra que o consumidor está mais preocupado com o preço dos produtos, fato compreensível pelo momento de recuperação da economia", explica a assessora econômica do Instituto Fecomércio, Fabiane Cappellesso.
Outro fator que explica a tendência de buscar o menor preço dos produtos está na questão “Quanto pretende gastar no Dia das Crianças? ”. A maioria dos moradores nas três cidades escolheram a alternativa “até R$ 50”. A pesquisa mostrou, ainda, que mais de 70% dos entrevistados que possuem intenção de presentear este ano, pretendem pagar as compras em dinheiro.
Expectativa
Araguaína registrou a mais alta intenção de compras, com 50% dos respondentes. Em Palmas, 46,1% disseram que vão presentear as crianças e em Gurupi, 47,8%. Nas três cidades, o comércio de rua foi apontado como principal local para compras e, na lista de presentes mais buscados, o primeiro lugar é dos brinquedos. Mais de 70% dos tocantinenses responderam, ainda, que devem comprar um ou dois presentes este ano. E mais da metade disseram que presentearam no Dia das Crianças do ano passado.
A pesquisa Expectativa de Consumo foi realizada com cerca de 1200 pessoas no fim de agosto. A versão completa está disponível no site do Instituto Fecomércio Tocantins www.institutofecomercioto.com.br.