Nos primeiros quatro meses do ano, o setor do turismo registrou crescimento positivo de empregos no Tocantins, com saldo de 35 vagas (diferença entre demissões e contratações). No mesmo período do ano passado, esse resultado havia ficado em -168 vagas. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), com base em informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
A evolução do emprego sofreu queda nos meses de fevereiro (-9) e março (-27), mas obteve resultados favoráveis em janeiro (27) e abril (44). Ao todo, os registros do primeiro quadrimestre apontam que existem 9.044 pessoas ocupadas no setor do Turismo no Tocantins.
“As contratações e demissões no Turismo são influenciadas não apenas pela situação econômica do local, mas pela estrutura, segurança e atrativos. Ano passado, com os primeiros sinais de retomada da economia e desaceleração da inflação, as vendas foram movimentadas e mais empregos precisaram ser criados, contribuindo, assim, com o resultado líquido de vagas no setor”, explica a assessora econômica da Fecomércio Tocantins, Fabiane Cappellesso.
Brasil
No cenário nacional, o saldo de ocupações ficou 2.762 vagas no quadrimestre. Em abril, o emprego no turismo brasileiro totalizava 2.926.568 pessoas. O setor organizava-se com preponderância nos segmentos de alimentação e hospedagem (65,2%) e nos diversos meios de transporte de passageiros (27,5%).
Veja a pesquisa completa no link: http://cnc.org.br/central-do-conhecimento/pesquisas/economia/empregabilidade-no-turismo-1-quadrimestre-de-2018
(Ascom Fecomércio Tocantins, com informações da CNC)