O estágio é uma oportunidade de o aluno colocar em prática o que estuda na escola ou faculdade, mas também uma chance para o empregador treinar novos talentos e ter na equipe um colaborador disposto a aprender. No Brasil, existem cerca de 1 milhão de estagiários, de acordo com a Associação Brasileira de Estágios – Abres.
Se analisar por região, a Norte abriga apenas 2,67% dos estagiários matriculados no Ensino Superior e 2,22% dos inscritos no Ensino Médio e Médio Técnico. Já a Sudeste conta com 60% dos estagiários universitários e 56,67% do básico e profissionalizante. A pesquisa da Abres é baseada no censo do Inep - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, realizado em 2017.
No Tocantins, tanto os alunos interessados em estagiar quanto as empresas que precisam contratar essa mão de obra contam com o serviço do Instituto Fecomércio de Pesquisa e Desenvolvimento – Ifpd, que atua como agente integrador de estágio, ou seja, faz a mediação entre aluno, escola e empresa.
“Os estudantes que passaram pelo Instituto puderam ter a oportunidade de vivenciar o estágio, complementando a renda e aprendendo mais sobre a profissão que exercerá após formado”, conta a colaboradora responsável pelo programa de estágio no Ifpd, Flávia Raffi.
Para conhecer o trabalho do Instituto, basta acessar www.institutofecomercioto.com.br onde é possível fazer um cadastro e acompanhar o lançamento de vagas de estágio. No site, os empregadores também podem se inscrever para ofertar vagas.