Pesquisa da Fecomércio aponta expectativa de consumo para Dia das Crianças

Postado em: 12/10/2013

O dia das crianças já está na disputa como a terceira data comemorativa em que há um maior volume de vendas no Brasil. Por isso, a Fecomércio, por meio do Instituto Fecomércio, realizou uma pesquisa sobre a expectativa de consumo para essa data. Foram entrevistadas cerca de 700 pessoas, inclusive crianças, do dia 2 a 6 de setembro. 84,9% das pessoas questionadas disseram ter a intenção de presentear alguma criança esse ano e a grande maioria irá gastar de R$50,01 a R$100,00. Já as crianças expuseram que gostariam de ganhar em primeiro lugar, brinquedos (21,7%), em segundo, celulares (19,9%) e em terceiro, eletrônicos (17,1%).

A pesquisa apontou ainda que 51,3% dos entrevistados irão presentear seus filhos, seguidos de sobrinhos (18,9%) e os que ainda não sabem, 15,1%. Sobre o produto no qual irão presentear, as pessoas responderam que a melhor opção são brinquedos (58,9%) e vestuário (14%). Já sobre onde serão comprados esses presentes, a grande maioria disse preferir o comércio de rua (39,7%), seguido de shopping centers (27,8%) e Internet (6,7%). A forma de pagamento em que pretendem saldar as compras para o dia das crianças surpreende. No topo do ranking está o pagamento em dinheiro (50,7%), o cartão de crédito (19,3%) e o cartão de débito (10,9%).

Um dado importante para os empresários do comércio são os itens decisivos na hora de comprar o presente para essa data comemorativa. Das 384 pessoas que participaram da pesquisa, 201 responderam que o desconto é o principal chamariz, o que resulta em 27,4% dos entrevistados, contra 176 pessoas que preferem a promoção (24%) e 122 que entendem que o atendimento é o fator principal (16,6%). 9,3% disseram ser a variedade de produtos e 8,3% a forma de pagamento. Os que responderam ser a localização da loja, propaganda e benefícios como sorteios, brindes e prêmios somaram 6,1%. 8,3% das pessoas estavam indecisas.

As crianças, que são as principais agentes dessa data comemorativa, ao contrário dos pais, em maior parte preferem que o presente seja comprado em shopping centers (64,5%), Internet (21,2%) e outros (6,2%). Quando questionados se haviam ganhado presente no ano passado, 69% afirmaram que sim, 15,8% que não e 15, 2% disseram não se lembrar.

Sobre a pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio visa conhecer a expectativa do consumo e o perfil do consumidor para a data em que se comemora o Dia das Crianças, com intuito de proporcionar aos empresários de Palmas dados confiáveis que possam ser usados para a aquisição de estoques e preparação para o período que antecede essa data comemorativa. A amostragem foi coletada de acordo com o número de habitantes verificados pelo IBGE, na cidade de Palmas, como público-perfil da pesquisa, chegando a 384 adultos com faixa etária acima de 18 anos, e 320 crianças de 3 a 15 anos, onde foi pretendido um nível de confiança de 95% e uma margem de erro de 5%.

Confira aqui a pesquisa na íntegra.

(Camila Takahashi - Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)