O dia em que se comemora o dia das crianças já passou, mas a data ainda serve como parâmetro de volume de vendas para o comércio. Por isso, o Instituto Fecomércio realizou uma sondagem pós-vendas do Dia das Crianças. A pesquisa foi realizada entre os dias 14 e 16 de outubro, na cidade de Palmas, com uma amostragem de 62 empresas que tem como foco de vendas o varejo de produtos voltados às crianças. Segundo os entrevistados, 33,9% afirmaram terem aumentado suas vendas quando comparado ao mesmo período do ano passado, e 30,6% disseram que diminuíram.
O intuito dessa sondagem pós-vendas é conhecer o perfil do comércio de Palmas, além de avaliar o resultado das vendas no dia das crianças, pois segundo a diretora do Instituto Fecomércio, Alexandra Bramatti, “esta data além de afetar diretamente o faturamento das empresas é importante para o comércio por ser considerada a terceira maior em movimentação, ficando atrás apenas de Natal e Dia das Mães".
As empresas foram selecionadas de acordo com o tipo de produtos vendidos. Na pesquisa realizada pelo Instituto, antes do dia das crianças, para avaliar a expectativa de consumo foi levantado quais os principais presentes que as crianças gostariam de ganhar. Em primeiro lugar, brinquedos (21,7%), em segundo, celulares (19,9%) e em terceiro, eletrônicos (17,1%).
O presidente do Sistema Fecomércio, Hugo de Carvalho, disse que o resultado da pesquisa é muito preciso. “Hoje em dia percebemos que as crianças preferem artigos para se divertirem como jogos, eletrônicos e celulares, bem diferente de antigamente quando as crianças gostavam de ganhar bonecas e carrinhos. Somando a porcentagem de celulares e eletrônicos apontado na pesquisa, fica bem mais Aalto que o porcentual de brinquedos tradicionais”, ressAaltou.
Entre os tipos de comércio mais pesquisados, o comércio de rua estava em primeiro lugar, com 82,3%. Seguidos de 29% do segmento de vestuário e 27,4% delas que eram empreendimentos de pequeno porte.
Dentre os dados observados foi percebido que 41,9% dessas empresas efetuaram suas vendas através de dinheiro. Porém, entre as lojas que parcelarem suas vendas pôde ser verificado que 38,5% delas foram realizadas em até três vezes. Com relação à realização de promoções para a data comemorativa, 56,5% afirmaram que a fizeram de alguma forma, sendo que 51,4% dessas empresas deram descontos especiais como principal forma de promover seus produtos. Ainda relacionado à promoção, 64,5% das empresas não fizeram nenhum tipo de ação publicitária para elevar as vendas do Dia das Crianças.
A maioria das pessoas questionadas (33,9%) disse que os valores médios gastos com presentes para o dia das crianças foram entre R$100,01 e R$150,00.
Dos entrevistados verificou-se que 48,4% consideraram maior seu estoque de mercadorias em relação ao ano anterior. Sobre a contratação de funcionários temporários, a sondagem mostrou que 85,5% das empresas pesquisadas não contrataram no período.
Pesquisa na íntegra:
http://www.fecomercioto.com.br/pdfs/jornalerevista/resultado_sondagem_de_vendas__dia_das_criancas.pdf