Com intuito de discutir novas ações e a troca de experiências entre os Institutos Fecomércio do país, entre os dias 11 e 12 de março, aconteceu em Palmas, o 5º Fórum Nacional de Dirigentes dos Institutos Fecomércio. O evento reuniu, na sala de reuniões da Fecomércio Tocantins, os estados de Acre, Alagoas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Pernambuco, São Paulo, Piauí, Santa Catarina e Goiás, além do Tocantins.
O presidente da Fecomércio Tocantins, Hugo de Carvalho, deu boas vindas aos participantes nos dois dias e ressAaltou a importância de um evento como esse. “É muito bom receber em nosso Estado pela primeira vez representantes dos Institutos Fecomércio e convidados. O fórum é uma ótima oportunidade para conhecermos a realidade dos outros lugares, verificando as dificuldades enfrentadas e os casos de sucesso”, afirmou.
A programação contou com a abertura, no dia 11, às 9h, realizada pela presidente do fórum, a diretora executiva do Instituto Fecomércio de Distrito Federal, Elizabet Campos. Após a abertura, houve a apresentação de um diagnostico das entidades nos Estados, seguido de uma palestra ministrada pelo programador visual da Confederação Nacional do Comércio (CNC), Marcelo Vital, com tema: “A importância da unificação da marca e seu posicionamento” e da apresentação da proposta de implementação de uma identidade visual única para os IF’s, realizada pelo assessor de comunicação do Tocantins, Bayard de Oliveira. Ao final do primeiro dia, o diretor do Instituto Fecomércio Paraná, Sandro Machado, propôs a padronização do sistema nos IF’s.
No dia 12 de março, os participantes discutiram quais os encaminhamentos a serem feitos e foram apresentados cases de sucesso, como o do Sindfrutas de Pernambuco e as pesquisas realizadas pela Fecomércio Santa Catarina. O encerramento da programação aconteceu às 12h.
A diretora executiva do Instituto Fecomércio Tocantins, Alexandra Bramatti, diz que o balanço é positivo dessa quinta edição. “Conseguimos o início de um planejamento estratégico único, para que todos os Institutos caminhem na mesma direção e com as mesmas metas, e além disso, fomentar a discussão para a criação de outros Institutos nos Estados que ainda não possuem essa entidade”, ressAaltou.
(Camila Takahashi – Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)