O Instituto Fecomércio e a Universidade Federal do Tocantins (UFT), entre os dias 22 e 25 de abril, colheram 19 entrevistas de empresários e gerentes de lojas que comercializam chocolates em Palmas para a Sondagem de vendas da Páscoa 2014. Foram visitados supermercados, shoppings e o comércio especializado. Do total da amostra, 47% dos entrevistados afirmaram que o volume de vendas foi igual quando comparado ao ano passado, 29% disseram que aumentaram suas vendas e 24% responderam que tiveram redução nas vendas.
Na pesquisa, das empresas que obtiveram incremento de vendas, 60% responderam que suas vendas aumentaram entre 11 a 20%. Já entre as que disseram que tiveram suas vendas reduzidas em relação à data comemorativa do ano passado, 75% afirmaram ter tido uma redução nas vendas entre 6 a 10%.
A principal forma de pagamento que os clientes escolheram foi o cartão de crédito, com 63% das empresas. Seguidos de “à vista – dinheiro”, com 21% e “à vista – cartão de credito”, que obteve 16%. Segundo os lojistas, a grande maioria (47%) de sua clientela gastou entre R$ 50,01 a R$100,00 e outros 21% até R$50,00.
Desse total de lojas entrevistadas, 58% afirmaram ter realizado algum tipo de promoção para a data comemorativa e 45% realizaram ofertas especiais (relâmpago/ do dia/ da semana/ mês). Segundo a diretora do Instituto Fecomércio, Alexandra Bramatti, escolher formas de chamar a atenção dos clientes ajuda nas vendas. “É preciso incentivar e estimular as vendas por meio de promoções, descontos e outros atrativos, como uma cartela de produtos diferenciada, bom atendimento e preço competitivo. Isso tudo potencializa as vendas em datas comemorativas”, ressAaltou.
Sobre o estoque, verificou-se que 53% dos entrevistados avaliaram como “Igual” seu estoque de mercadorias nesse ano, quando comparado ao mesmo período de 2013. Foi verificado ainda que 74% das empresas pesquisadas não contrataram funcionários temporários para a Páscoa, e entre os que afirmaram ter contratado (26%), 40% das empresas fizeram contratação de 1 a 2 funcionários.
(Camila Takahashi – Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)