Os donos de lojas se preparam para as diversas datas comemorativas do ano com o intuito de potencializarem as suas vendas e essa preparação vem dando resultados segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT). Com relação ao dia dos namorados, 53% dos empresários entrevistados afirmaram que o movimento desse ano foi maior e as vendas aumentaram. A sondagem pós-vendas entrevistou 100 estabelecimentos entre os dias 16 a 20 de junho.
A maior parte dos entrevistados (56%) era do comércio de rua, enquadrados como microempresários (45%), ou seja, lojas de varejo localizadas nas principais avenidas da capital, Palmas. Dos 53% que responderam que houve melhora nas vendas, 35,8% acham que o aumento foi em torno de 6 e 10% quando comparado ao ano passado, 28,3% entre 11 e 20% e por fim, 22,6% que acreditam em um aumento de até 5%. 13,2% afirmaram que o incremento nas vendas foi superior a 20%.
A forma de pagamento mais utilizada foi o cartão de crédito, obtendo 61% do total, sendo que 48% dos clientes escolheram como opção de pagamento, a venda parcelada em 4 até 6 vezes. O valor médio acusado pela maioria foi acima de R$ 1.000,00, com 57% dos entrevistados.
Já para atrair clientes, 86% disseram que fizeram algum tipo de promoção, dessa amostra, 81,4% deram descontos especiais. Os empresários também realizaram ações voltadas à publicidade, 70% deles afirmaram ter feito algum tipo de campanha. Para o presidente da Fecomércio Tocantins, Itelvino Pisoni, esse pode ser um grande chamariz. “Os empresários devem usar todos os artifícios possíveis na hora de vender, dentre eles campanhas publicitárias, descontos, promoções e uma boa vitrine. Além disso, é fundamental ter qualidade em seus produtos e atendimento. Nós, empresários, devemos estar atentos ao mercado e direcionar ao cliente aquilo que ele busca”, ressAaltou.
Sobre a sua empresa, os empresário e gerentes que responderam ao questionamento disseram em grande parte (78%) que o seu estoque estava maior que no mesmo período do ano passado. 76% não fizeram contratações temporárias e 80% não tem o costume de contratar permanentemente funcionários temporários nesse período.
(Camila Takahashi – Ascom Sistema Fecomércio Tocantins)